O papel do professor nunca foi tão importante quanto nos dias atuais. Além da formação acadêmica, ele contribui para o desenvolvimento do aluno enquanto membro da sociedade.
Cada vez mais são exigidas necessidades pontuais, e o educador tem um papel muito importante no que diz respeito à construção de novos conhecimentos, inovação e atitudes.
A geração atual está diante de um mundo complexo que requer habilidades específicas. O educador precisa andar em conformidade com estas competências e inovações, afinal, se o aluno está diferente, o professor também precisa inovar.
O professor não é um mero transmissor de informações, ele é um mediador de saberes que auxiliarão o aluno dentro e fora da sala de aula. E para que tais competências sejam instituídas, o docente precisa fazer com que o aluno seja o protagonista da própria aprendizagem.
A nova geração escolar é muito criativa, pois desde muito cedo está inserida em um ambiente tecnológico repleto de recursos que aumentam o raciocínio. O docente precisa mostrar novos caminhos que o aluno pode ter com o uso da tecnologia através da imaginação.
Com o auxílio de recursos metodológicos atrelados ao uso da tecnologia, o professor é capaz de promover um ensino que ultrapassa os muros da escola e perpetua no futuro do discente.
Pensar em educação é pensar em tecnologia. O professor de Robótica em Medianeira, Cleiffer Damaren, acredita na robótica educacional como caminho para essa transformação da educação. “Nós pensamos que a criança precisa trabalhar com a lógica. Desde as peças que ela vai pegar, que são os kits de robótica – o concreto, quanto a lógica da informática, a matemática em si. Então, a criança vai conseguir desenvolver essa questão de resolução de problemas com muito mais facilidade do que nós adultos, que não tivemos esse acesso”, explica.
Professor, construa uma educação para o futuro que já começou!