Os alunos da rede municipal de educação de Pato Bragado, que têm a oportunidade de aprender robótica com o Laboratório EduCAR, deram um verdadeiro show de habilidades e criatividade durante a mostra de robótica organizada pela Escola Municipal Marechal Deodoro.
Foi um momento especial, onde pudemos ver de perto como a robótica educacional está transformando o aprendizado e despertando o potencial desses pequenos gênios.
Nosso objetivo com a robótica é formar alunos protagonistas do próprio aprendizado, e uma forma eficaz de engajar as crianças nesse processo é por meio de mostras de trabalho. Esses eventos permitem que os alunos compartilhem o que aprenderam e inspirem outros colegas.
A professora Márcia, uma das líderes do projeto, esteve à frente deste momento que engajou a comunidade escolar. A cidade, que já conta com o Laboratório EduCAR na rede municipal de educação, está formando alunos cada vez mais comprometidos com o aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades.
“O trabalho com a robótica é fascinante. Quanto mais eu trabalho com isso, mais admiro o desenvolvimento das crianças. Fico feliz em poder contribuir para o crescimento delas. Posso afirmar que a diferença entre as crianças que têm acesso à robótica e aquelas que não têm essa oportunidade é enorme. Tudo o que fazemos na sala de aula procuro associar aos conteúdos que eles aprendem em outras disciplinas”, destaca a professora Márcia.
O evento teve como objetivo compartilhar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e apresentar às demais turmas e à comunidade educacional o trabalho desenvolvido nas aulas de robótica.
Tecnologia, criatividade e robótica
Durante dias, os alunos estiveram imersos em desafios multidisciplinares, explorando conceitos de matemática, ciências e engenharia, enquanto desenvolviam habilidades essenciais, como resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade.
“Oferecer a robótica como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem é sempre uma grande oportunidade para estimular as crianças, desenvolvendo o futuro delas por meio da tecnologia e potencializando áreas de conhecimento essenciais para o século XXI”, destaca o idealizador do Laboratório EduCAR, Valter Rodrigues Alves.
Todo esse esforço resultou na construção de habilidades que farão a diferença na vida dos estudantes.