Se voltássemos no tempo para a época escolar, certamente gostaríamos de ter a robótica incluída em nossas aulas. Ela é uma fonte inesgotável de imaginação e criatividade, permitindo que as crianças explorem e desenvolvam suas habilidades através de conceitos práticos e envolventes do pensamento computacional.

A robótica educacional é uma área em constante expansão, capaz de revolucionar a forma como as crianças aprendem e se preparam para o futuro. Além de desenvolver habilidades técnicas e criativas, a robótica proporciona aos estudantes uma base sólida para as profissões mais bem remuneradas do Brasil.

Robótica que transforma o futuro 

De acordo com a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em 2020, profissões como engenheiro de software, cirurgião, analista de dados e áreas comerciais e de vendas estão entre as mais bem remuneradas no Brasil. Surpreendentemente, todas essas carreiras podem ser impulsionadas pela robótica educacional.

Ao envolver-se com a robótica, as crianças desenvolvem habilidades-chave, como pensamento computacional, resolução de problemas complexos, programação e automação. Essas competências são altamente valorizadas nas áreas mencionadas, tornando a robótica uma aliada na preparação para o mercado de trabalho futuro.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua educação básica. Dentre elas, destaca-se o pensamento computacional, que se torna cada vez mais relevante na sociedade digital em que vivemos.

Ao investir na robótica educacional, estamos preparando as crianças para um futuro promissor, onde elas serão protagonistas de um mundo cada vez mais tecnológico.

E por falar em investimento educacional, as redes escolares têm até outubro para se adequar às diretrizes da computação para educação básica conforme as normativas da BNCC.  

“Considerando o prazo, se faz necessário que as secretarias e as escolas busquem soluções sejam suficientes e abrangentes para cumprir essas normativas, principalmente no atendimento à questão do pensamento computacional”, pontua o idealizador do Laboratório EduCAR, Valter Rodrigues Alves. 

A robótica é uma alternativa eficaz para o cumprimento dessas normativas, pois conecta vários eixos de habilidades e competências, tornando o processo educacional mais interdisciplinar, prazeroso e divertido para o professor e aluno. 

Entre em contato com nossa equipe e leve a robótica educacional para a sua escola! 

Artigos Semelhantes