A época em que o professor era detentor exclusivo do conhecimento acabou. Atualmente, o docente precisa estar disposto a construir junto do aluno o aprendizado. É uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que o estudante aprende, o professor também é desafiado.

A pandemia acelerou o processo tecnológico escolar. Com o isolamento social e as aulas presenciais suspensas, a escola precisou encontrar uma maneira de levar o conhecimento até o aluno, a solução encontrada foi a tecnologia. 

De acordo com dados da Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC DOMICÍLIOS) publicada em 2020, ano em que a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde, o uso de tecnologia foi intensificado no Brasil passando de 71% para 83% em um ano.

Com este novo cenário, os professores que não dominavam os recursos tecnológicos precisaram se aperfeiçoar, afinal, os “modelos tradicionais” de ensino não se encaixavam no formato online. A preocupação com as mudanças que a pandemia trouxe para educação foi assunto debatido entre os educadores presentes na BETH BRASIL 2022, confira o vídeo completo sobre o tema em nosso canal no YouTube. 

O uso da tecnologia em sala de aula – opinião da comunidade educacional

A inserção tecnológica reforçou a ideia de que cada vez mais o professor precisa se reinventar e promover a mudança. Com as aulas novamente no modelo presencial, o ensino não pode ser mais o mesmo que era antes da pandemia. É necessário levar em conta todos os avanços em recursos que foram utilizados no período de isolamento e trazê-los para o ambiente escolar.

O atual papel do professor é formar cidadãos críticos, responsáveis e criativos, capazes de materializar novas ideias e a tecnologia é uma aliada nesta construção de saberes. “Vivenciamos um momento em que nós professores precisamos estudar e entrar nesse mundo (digital) para fazer com que o aprendizado seja significativo. Devemos estar imersos na realidade do aluno para fazer com que o processo de aprender seja divertido”, declara Maiana Rezende, professora. 

O Laboratório EduCAR tem como objetivo levar uma educação tecnológica para crianças de todo o Brasil, por meio de materiais que auxiliem o professor na elaboração das aulas e na construção do aluno dentro e fora dos muros escolares.

Quer saber mais sobre os nossos projetos? Entre em contato pelo telefone: (45) 98812 5247 e leve o Laboratório EduCAR para sua rede de ensino. 

Artigos Semelhantes