A E.TECH BRASIL e a 3DCLONER convidaram o especialista em Inovação Arthur Schuler da Igreja, CEO da Disrupt Investimentos, para palestrar no Congresso Inside 3D Printing 2017, a edição brasileira do maior evento mundial da indústria de impressão 3D e manufatura aditiva, que ocorreu nos dias 05 e 06 de junho, em São Paulo.

Sob o tema “Impressão 3D: Oportunidades Exponenciais”, a palestra apresentou a revolução que a impressão 3D irá causar nos mais variados segmentos industriais e as principais oportunidades desse empolgante mercado.

Segundo o palestrante, a impressão 3D irá revolucionar o mercado transversal e exponencialmente, e é um segmento que está no começo, tanto no Brasil quanto em mercados mais maduros.

Arthur Schuler da Igreja palestrando no Congresso Inside 3D Printing 2017

“Muitas pessoas ainda acreditam que a Impressão 3D só serve para customizar brinquedos e para hobistas. Para termos uma ideia, logística e armazenamento representam 16% do PIB americano, e esse é um dos mercados que a impressão 3D irá revolucionar, porque com essa tecnologia podemos produzir e entregar produtos com altíssima eficiência. Os produtos não precisarão ser transportados e armazenados. Imagine receber um arquivo e, em posse dele, ir para um centro de produção digital mais próximo e pronto! Você terá seu produto”, completa Igreja.

Entre outras revoluções, a impressão 3D poderá eliminar a necessidade de modernizar a infraestrutura logística, já que os produtos não serão mais armazenados e transportados.

Como toda inovação recém-nascida, as empresas podem enxergá-la como uma vitamina, algo que poderá trazer melhores resultados, mas não dão a devida importância ao tema. Para Igreja, “daqui a 5 anos a manufatura digital, que inclui a impressão 3D, será um analgésico para todos aqueles que não integrarem essa tecnologia em seus processos”.

“A impressão 3D vai deixar de ser uma vantagem competitiva para ser uma competência essencial.”

Arthur Schuler da Igreja

Outro ponto que interessa ao mercado brasileiro, é que a impressão 3D tem capacidade de eliminar um grande problema das empresas: nossas barreiras alfandegárias e tributos. Em um futuro não muito distante, os clientes irão comprar um arquivo digital com o modelo e configurações para produção e irão produzir internamente ou em um centro local de produção. Isso fará com que tributos, prazos e barreiras alfandegárias atuem de maneira completamente diferente dos bens tradicionais.

Além dessas oportunidades exponenciais projetadas para o futuro da impressão 3D, esse mercado já possui um grande potencial de mercado. “Atualmente, a impressão 3D já é realidade em segmentos como Educação, Pesquisa e Desenvolvimento, Arquitetura, Engenharia e Indústrias, com foco para Indústria Automotiva. As empresas que estão inovando em seus processos e produtos com a impressão 3D estão obtendo ótimos resultados, como é o caso da Renault, que economiza mais de R$ 1,5 milhão por ano imprimindo peças com as impressoras 3DCLONER”, diz o diretor Comercial da E. TECH BRASIL, Valter Rodrigues Alves.

Pensando em atender as necessidades descritas na palestra do visionário Arthur Schuler da Igreja que a 3DCLONER lançou na Inside 3D Printing a nova geração de suas impressoras 3D. Clique aqui para saber mais informações.

Artigos Semelhantes