Bem-vindo a 2024, um ano que marca o início da validação do complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este marco significa a obrigação de seguir as diretrizes da computação nas instituições educacionais.

As normas da computação básica foram oficialmente homologadas em outubro de 2022, por meio do parecer sobre a Computação (CNE/CEB 2/2022). O prazo para adaptação às diretrizes foi estipulado em um ano, resultando em outubro de 2023. Ou seja, no início do ano letivo de 2024, as escolas devem estar totalmente alinhadas com as normativas exigidas.

É crucial ressaltar que o descumprimento das diretrizes da computação básica pode acarretar em prejuízos consideráveis. Estes incluem desvantagem competitiva, perda de recursos financeiros, pressão por parte de pais e alunos, avaliações e classificações negativas, migração de alunos para outras instituições, e pressões políticas e regulatórias.

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Uma solução pronta para atender às exigências é fundamental para assegurar uma implementação eficaz da computação na escola. No Laboratório EduCAR, não poupamos esforços na busca pelos melhores hardwares e plataformas para o desenvolvimento do aluno.

“Desenvolvemos uma abordagem metodológica fundamentada em metodologias ativas e na espiral de aprendizagem criativa. Além disso, contamos com o suporte de um sistema de ensino que abrange cinco eixos temáticos, abordando todas as necessidades relacionadas à tecnologia. Isso inclui a conformidade com as diretrizes de computação para a educação básica”, destaca o idealizador do Laboratório EduCAR, Valter Rodrigues Alves. 

Todos os eixos trabalhados dentro do Laboratório EduCAR são trabalhados de maneira abstrata com foco no desenvolvimento interdisciplinar. Toque aqui e conheça os nosso eixos metodológicos desenvolvidos.  

É tempo de priorizar a conformidade e preparar-se para garantir o melhor ambiente educacional possível, alinhado às exigências da computação básica. O não cumprimento dessas normativas pode impactar negativamente a reputação da instituição e comprometer a posição da sua rede de ensino no cenário educacional de 2024. 

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