A partir da implementação da Política Nacional de Educação Digital (PNED), estima-se que mais escolas públicas possam contar com recursos tecnológicos adequados e professores capacitados para utilizar as ferramentas de forma pedagógica e contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O objetivo da nova política é promover a articulação dos programas, projetos e ações relacionados à educação digital nos municípios, estados, Distrito Federal e União, com o intuito de aprimorar os resultados das políticas públicas em questão.

A Lei 14.533/2023, ao estabelecer a garantia da Educação Digital, atualiza a LDB/9394 e reforça o dever do Estado com a educação escolar pública nesse sentido.

A PNED estabelece quatro eixos de atuação que visam promover o desenvolvimento da tecnologia digital no país, são eles: Inclusão digital, Educação Digital Escolar, Capacitação e Especialização Digital e Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação. 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses eixos. Além disso, você pode conferir a perspectiva do idealizador do Laboratório EduCAR, Valter Rodrigues Alves, sobre o assunto:

Inclusão digital

O primeiro eixo busca que todos os alunos tenham acesso a internet, dessa forma, todos vão poder participar ativamente do processo de digitalização e novas tecnologias, sem exclusões. 

Educação Digital Escolar

A ideia é que os estudantes possam aprender a utilizar as tecnologias digitais como ferramentas para aprimorar seu aprendizado e desenvolver habilidades digitais importantes para o mercado de trabalho, promovendo o uso da tecnologia em todas as fases de ensino. 

Capacitação e Especialização Digital 

O objetivo é capacitar os gestores educacionais, professores e demais agentes envolvidos no processo educacional, para que possam desenvolver e implementar projetos e atividades que promovam o uso da tecnologia digital nas instituições de ensino.

Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação

O quarto eixo tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de novas pesquisas no campo da tecnologia, para criar soluções mais acessíveis e eficientes a toda sociedade. 

Todos os eixos previstos na nova Lei só têm a colaborar ainda mais com a educação, pois o maior objetivo da PNED é trazer melhorias relacionadas ao acesso às ferramentas e recursos digitais na educação.

“Existem muitos fatores positivos com a implementação Política Nacional de Educação Digital (PNED). A partir de agora, nós temos previsto em Lei os investimentos necessários para o desenvolvimento e infraestrutura, bem como a formação e capacitação dos professores no que tange a tecnologias”, pontua o idealizador do Laboratório EduCAR, Valter Rodrigues Alves.  

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