É durante a Educação Básica que o lúdico da criança está em construção, fase em que os alunos são muito curiosos e tudo é mágico para eles. Neste caso, as ferramentas digitais além de instigar os pequenos, contribuem para o desenvolvimento da imaginação.
Antes mesmo de aprender a ler e a escrever a criança domina algumas ferramentas tecnológicas, inclusive, muitos pequenos são mais ágeis que nós adultos. Ignorar esse aspecto em sala de aula, é deixar de lado o contexto em que a criança está inserida.
É fundamental que o professor busque atrelar o universo em que o aluno vive no processo educacional e começar essa inserção logo nos primeiros anos de vida é muito vantajoso.
“As crianças trazem de casa essa demanda porque lá eles tem acesso, e na escola eles precisam ter esse contato também”, comenta a professora, Quesia de Oliveira, participante da formação em Robótica do Laboratório EduCAR.
O professor pode explorar o uso da tecnologia na Educação Básica de diversas formas, confira algumas.
1 – Gamificação: estimula o aluno de maneira lógica e divertida, algumas práticas contribuem para a motricidade e raciocínio lógico.
2 – Explore a sonoridade: estimula a audição e o reconhecimento de sons e ritmos.
3 – Utilize vídeos: a linguagem audiovisual enriquece a construção do conhecimento e pode ser utilizada em diversos momentos.
Os recursos tecnológicos devem ser vistos sob a visão de uma nova metodologia de ensino, que vem favorecer e dinamizar a educação, capaz de encantar os alunos e professores.
O Laboratório EduCAR – Educação Criativa com Aplicação de Robótica, auxilia escolas de todo o Brasil para a implementação de uma educação com mais tecnologia. Entre em contato conosco pelo telefone: (45) 98812 5247 e conheça mais sobre as nossas soluções.