A impressão 3D cada vez mais, está presente e se seu uso já é realidade em muitos projetos, empresas e entidades de ensino. Para dar suporte aos competidores do Hackathon Show Rural Digital 2019 foi utilizado desta tecnologia desenvolvida por uma empresa da região. A 3DCloner ajudou muitas equipes através da impressão 3D. No tempo de 36 horas eles conseguiram desenvolver, modelar e imprimir parte dos seu projetos em 3D, podendo assim validar e testar na prática a funcionalidade de seus projetos.

Com o uso da impressão 3D, câmera com apoio de sensores para indicar quando o silo precisa ser recarregado é a ideia central do projeto vencedor do hackathon do Show Rural Digital, foi a principal novidade do 31º Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

As dez equipes inscritas foram: Gatak, Agro+, Touro Ferdinando, Digital Agro, Avetop, QG Agro, Agrofamily, Agrotech, West Software e Top Agro. E os desafios nas áreas de logística, armazenamento, transporte, apicultura, avicultura, agricultura, alimentos e bebidas, gado de corte e agricultura familiar.

A equipe vencedora, Avetop, de Cascavel, é formada por Luiz Fernando, Jeferson, Clayton, Rafael e Luiz Gríggio. “É quase impossível para o produtor ter uma noção exata do que o silo está armazenando. Pensando nisso, desenvolvemos um protótipo com uma placa de computador, uma câmera e um ‘case’  impresso em 3D para o objeto. A ideia é colocar o equipamento dentro do silo e de lá ele vai registrar uma imagem, revelando a quantidade e o volume de ração disponível. Isso facilita o monitoramento do estoque e a gestão de recursos”, explica Rafael Martins. Já seu colega Luiz Fernando diz assim:  “Estamos muito felizes. Não foi fácil encontrar uma solução para o problema proposto. Mas com união e perseverança soubemos escolher a proposta que se mostrou a mais viável e conseguimos colocá-la em prática”, que, ao lado dos colegas, vai embarcar para o Vale do Silício, na Califórnia, para conhecer o berço das empresas de tecnologia que transformaram o mundo nas últimas décadas.

 

Em segundo lugar ficou a Agrofamily, que recebeu R$ 4 mil em dinheiro e em terceiro a QG Agro, que ganhou R$ 2 mil. A maratona de tecnologia foi iniciada às 9h de segunda-feira e terminou no fim da tarde de terça. Incluindo os preparativos foram 36 horas ininterruptas de atividades.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destacou o trabalho dos organizadores e dos parceiros em promover um evento tão dinâmico e relevante.

Citando Ayrton Senna, que além de títulos buscava fazer a diferença, Dilvo disse que o Show Rural Digital faz o algo a mais na 31ª edição do Show Rural Coopavel. “Parabenizo a Coopavel e todos os participantes pelo protagonismo”, afirmou o superintendente do Banco do Brasil no Paraná, Marcelo Palhano.

Para o vice-presidente da Acic, Michel Lopes, o Show Rural Digital marca um determinante novo capítulo no Show Rural Coopavel. “Acompanhei os trabalhos e fiquei surpreso com a qualidade do que foi apresentado”. Ele agradeceu a colaboração do Acic Labs, aceleradora da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, que contribuiu com o hackathon.

O CEO da HPE, Ricardo Brognoli, lembrou que desde 1939 a empresa que representa ajuda a desenhar o Vale do Silício. Ricardo citou também sobre as mudanças trazidas pela tecnologia e o que ela representa na atualidade do mundo. “Foi maravilhoso ver o que vocês fizeram aqui”, resumiu o diretor da Itaipu/PTI, Nereu Procopiak.

hackathon foi organizado pela Coopavel em parceria com Acic Labs/Sicoob Credicapital, Sebrae, Sistema Fiep, Sindicato Rural de Cascavel, Iguassu Valley e Fundetec.

Fonte: RVTV e A Gazeta WEb

Artigos Semelhantes