Olhinhos brilhando, sorriso no rosto, imaginação à flor da pele… É assim que as crianças ficam com o uso da robótica educacional em sala de aula. A tecnologia encanta a todos e deve ser utilizada como recurso metodológico na educação. 

Exposição de Robótica em Medianeira, Paraná.

A brincadeira é a forma de expressão da criança, é por meio de atividades lúdicas que ela conversa com o mundo. Pensando nisso, é fundamental que o professor atrele a sua metodologia com a maneira de ver o mundo do pequeno. A robótica educacional vem auxiliando inúmeros professores a transformar a educação e fazer da sala de aula um ambiente mais divertido e prazeroso. 

É visível como o uso da tecnologia muda a maneira de construir e consolidar o conhecimento. O aluno aprende com mais facilidade e o professor tem acesso a diversas possibilidades com a robótica educacional. 

Pensando no melhor para as crianças da rede municipal, Medianeira/PR investiu em robótica educacional, e hoje, a cidade colhe os frutos dessa escolha.  A Escola Municipal Carlos Lacerda, realizou uma exposição de robótica, onde estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, ministrados pela professora de robótica, Elesa Kaiser da Silva, apresentaram os projetos desenvolvidos em sala para os pais e alunos. 

“Para nós a exposição tem uma importância muito grande, não só enquanto escola, mas para toda a comunidade. Trazer os pais para dentro da escola já mostra a importância que o projeto tem para nós. É muito bom ver o brilho nos olhinhos deles quando eles mostram tudo o que eles conseguiram fazer. A gente percebe que eles reconhecem que a robótica tem uma importância muito grande para o desenvolvimento em outras áreas também, como na matemática e língua portuguesa”, conta a coordenadora da Escola Carlos Lacerda, Bruna Bogoni. 

O envolvimento dos pais na construção da educação é, sem dúvidas, muito importante para a criança.  “Em casa eu percebi que ela tem bastante interesse por essa área: montar, desmontar… Às vezes tem algum eletrônico estragado e ela já quer falar o que é. Nós ficamos felizes por esse desenvolvimento”, declara Francisco da Silva, pai de uma aluna. 

A tecnologia amplia o caminho do aluno e traz novas possibilidades, e o melhor: a criança se apaixona por aprender, deixando a imaginação tomar conta da sala de aula. 

“Os alunos que estão no segundo ano de robótica já conseguem praticar com mais facilidade. Onde eu mais percebo evolução é na atenção, lógica e trabalho em equipe. Eles estão desenvolvendo diversas habilidades, e a gente percebe que eles vão se identificando em diferentes áreas, quem sabe futuramente não sigam alguma dessas áreas no campo profissional. Eu tenho certeza que isso aqui é uma base para quem deseja seguir neste caminho”, conta a professora de robótica, Elesa Kaiser.

O projeto de robótica acontece no contraturno e, atualmente, envolve cerca de 150 alunos. Para o próximo ano estima-se o envolvimento de 240 crianças. 

Encante seus alunos com a robótica educacional 

Antes de partir para a sala de aula, os professores realizam uma Formação em Robótica feita pelo Laboratório EduCAR, onde os docentes têm o contato inicial com o espaço maker e os recursos oferecidos, tendo em vista todas as possibilidades que podem levar com a tecnologia. 

“A qualidade do material é fundamental para que o professor possa trabalhar e a criança também possa aprender com qualidade. Os professores têm elogiado muito a qualidade, e o brilho no olhar das crianças demonstra que é um processo que tem dado certo e evoluído”, declara o Vice-prefeito de Medianeira/PR, Evandro Mees. 

Investir na tecnologia é construir um futuro cada vez mais promissor, a robótica tem o poder de transformação! Leve essa realidade para sua escola também. 

Artigos Semelhantes