2022 foi um grande recomeço para educação, a tecnologia mais do que nunca foi necessária para construir o “novo” cenário educacional. O Laboratório EduCAR fez parte deste recomeço. Neste ano, levamos a nossa metodologia para grandes eventos de renome estadual e nacional, e atingimos a marca de 30 mil alunos que utilizam o Laboratório EduCAR em sala de aula. 

Construir a educação junto da comunidade escolar foi memorável e garantiu lindos frutos de sonhos que há tempos foram plantados. Em entrevista, o idealizador do Laboratório EduCAR, Valter Rodrigues Alves, relata como foi o ano de 2022 e compartilha expectativas para o próximo ano. 

Valter, 2022 foi um ano de muitas realizações para o Laboratório EduCAR. Quais foram as principais conquistas que alcançaram ao longo do ano?

Valter Rodrigues: Este foi o ano em que conseguimos ter destaque no cenário regional, através de participações em grandes eventos dentro da nossa micro e macro região. Participamos de atividades junto aos municípios que nós implantamos o Laboratório, estivemos presentes em eventos como BETT BRASIL, Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (LATINOWARE), Fórum Nacional da Undime e diversos Fóruns Estaduais Undime pelo Brasil (Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Brasília). Além disso, estivemos em vários eventos de circuito nacional que nos possibilitaram novas oportunidades, e hoje, é uma realidade a implantação do Laboratório EduCAR em redes educacionais de outros estados como Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 

Se fosse para resumir 2022 em conquistas poderíamos dizer que foi o ano em que atingimos a marca de 30 mil alunos atendidos, entre redes de ensino públicas e privadas, sendo mais de 120 professores qualificados dentro da nossa proposta e metodologia do Laboratório EduCAR. 

Qual a importância dessas conquistas para a trajetória do Laboratório EduCAR? 

Valter Rodrigues: A importância desses marcos vai de encontro aos nossos objetivos: levar uma educação tecnológica a mais crianças e demonstrar as possibilidades do Laboratório EduCAR. Avaliamos bem, num ano muito importante para educação, 2022 foi um ano de recomeço para educação, onde a tecnologia mais do que nunca se fez necessária no ambiente escolar. 

Foi um sucesso estar presente em eventos estaduais e nacionais, com eles tivemos aproximação com as redes de ensino e a oportunidade de levar a nossa proposta e metodologia para gestores e dirigentes educacionais de todo Brasil. 

Quais são as expectativas que desejam alcançar no próximo ano? 

Valter Rodrigues: Ao longo de 2022 iniciamos diversos projetos que estimamos materializar no próximo ano. Além disso, temos a expectativa de trazer novas soluções para integrar o ambiente do Laboratório EduCAR e ampliar o atendimento para a Educação Infantil. Atualmente, contemplamos apenas o ensino fundamental, a ideia é expandir para mais crianças. 

Fomos muito mais longe do que imaginamos no início do ano, impactar a vida de 30 mil crianças foi algo muito positivo. Para os próximos anos, temos o desejo de alcançar 100 mil alunos ao longo de 2023 e 2024. 

Em nome da Etech Brasil e toda equipe envolvida nas implantações do Laboratório EduCAR, gostaria de agradecer a todas as redes de ensino públicas e privadas por acreditarem no potencial e alcance da nossa proposta e por confiarem na nossa solução. Tenho certeza que iniciamos uma caminhada na qual estaremos muito presentes junto a todos os parceiros, seja no assessoramento pedagógico ou no desenvolvimento de novas soluções, sempre inovando e transformando a educação. 

Da mesma forma, agradeço aos nossos parceiros e fornecedores pela confiança em nosso trabalho, que 2023 seja um ano de muitas outras realizações e que estejamos juntos fortalecendo cada vez mais esse trabalho.

Artigos Semelhantes