Esta é uma entrevista exclusiva em que o Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, explica porque 20 escolas do município contam com a inclusão da Robótica Educacional na rotina de sala de aula. O argumento principal foram os resultados positivos após a experiência realizada na cidade, isto é, segundo ele, as crianças se desenvolveram melhor com estas práticas criativas dentro da escola. Acompanhe a entrevista.
E.TECH BRASIL – Por que acredita que criança precisa entender de tecnologia?
PARANHOS – Desde quando nós projetamos o plano de governo para a cidade de Cascavel, a educação foi prioritária. A gente debateu esse assunto com pais, com mestres, com gente da sociedade: o que é preciso ter dentro de uma escola para a criança querer ficar dentro da escola?
Muitas crianças têm em casa o que não têm na escola e outras buscam na escola o que não têm em casa. Então, é uma receita bastante difícil. É preciso fazer um planejamento: ferramentas, opções que façam a criança querer a escola.
Eu denominei de Escola Feliz. Começa com a simples parede pintada, um espaço acessível com o parquinho colorido, o pátio da escola. Tudo isso são adereços para que a criança possa de fato aprender. E assim a tecnologia se torna indispensável.
Então nós temos que oferecer essa tecnologia para criança, para que ela possa se ver envolvida nesse projeto de aprendizado com qualidade, com vontade de querer ficar na sala de aula.
É importante o poder público oferecer qualidade também de ferramentas de aprendizado, porque nós já temos a estrutura central que é o nosso corpo docente. O professor sabe e tem consciência que precisa do espaço para que a criança possa aprender com qualidade.
E.TECH BRASIL – As ferramentas e os equipamentos selecionados entregam uma infinidade de aplicações. Qual a visão sobre essa estruturação?
PARANHOS – A Robótica é uma ferramenta extraordinária para o envolvimento da criança, estimulando o interesse para que ela goste da escola. Nós decidimos fazer esse investimento com o que há de melhor no país. Nós ofertamos o melhor nas escolas do município de Cascavel para que nossas crianças possam ter essa oportunidade e esse desenvolvimento. Todos os números de pesquisa mostram que a Robótica é o principal método para o contato com tecnologia na infância.
E.TECH BRASIL – O professor será preparado para atuar no laboratório?
PARANHOS – Nós estamos prestando uma homenagem aos professores, que durante muito tempo trabalharam sem ferramenta, com muito esforço. Nunca houve reclamação, mas quando a gente consegue colocar equipamento na mão do professor, é, de fato, reconhecendo a importância que ele tem. Você imagina: são 32 mil crianças, escolas com 800 crianças e o professor sem as condições ideais. Então, os equipamentos que estamos disponibilizando são um reconhecimento por tudo o que fizeram e fazem nas escolas, além de tudo que ainda vai ser desenvolvido com a disposição desses equipamentos de ponta, de tecnologia avançada.
E.TECH BRASIL – Mesmo dentro do cenário da pandemia, a Secretaria de Educação de Cascavel não parou de pensar nessa inovação. Por quê?
PARANHOS – Foi tão triste ver a escola fechada! Eu tenho dito que, esse momento tem que servir para algumas coisas. De novo, vencer o desafio de trazer a criança para dentro da sala de aula. Então, a gente fez o contrário de parar, investimos, equipamos as escolas com os Laboratórios para a criança voltar para a sala de aula e encher os olhos, ter alegria, querer continuar participando da vida escolar que é tão importante. Então, o que nós estamos fazendo é exatamente isso: aproveitando o espaço que tivemos de ausência, que lamentamos muito, para equipar nossas escolas com o que há de melhor.
E.TECH BRASIL – Que habilidades podem ser desenvolvidas pelas crianças no contato com a tecnologia?
PARANHOS – A nossa preocupação é a que deve acontecer com essa faixa etária das crianças nas escolas públicas. A maior capacidade de aprendizado de uma criança é com essa idade. É aí que a criança vai se definir, é aí que ela vai projetar o que será como adolescente, adulto, cidadão. O que nós desejamos é despertar o interesse da criança para o uso da tecnologia, para que ele não entre numa vala comum quando sair da escola. Ele vai sair preparado para o mundo lá fora, que é tecnológico e conectado. Tudo isso que estamos fazendo prepara a criança para que no próximo estágio da vida escolar tenha condições de reconhecer suas habilidades.
E.TECH BRASIL – Cascavel se destaca com esse investimento em educação? Como?
PARANHOS – O serviço público precisa ter zelo com dinheiro público. Nós somos referência, mas não pode ser só referência em comprar: tem que ser produto de qualidade. Tem muita gente que quer ofertar serviços para o poder público, então você precisa primeiro fazer uma boa base de licitação. Ao fazer o termo licitatório, buscar o que há de melhor e que não será uma decepção. Muitas vezes o que está no catálogo é uma coisa e o que vai para sala de aula, para o Laboratório é outra. Escolhemos empresas de qualidade do mercado, com responsabilidade social que tenha produtos de qualidade a oferecer, porque é tão difícil comprar as coisas, tão difícil arrumar o recurso para fazer isso. Quando você investe bem, em produtos e empresas de qualidade, evidentemente que o sucesso é garantido. Então o meu depoimento, além do benefício para as crianças e para as escolas, é meu depoimento de zelo pelo dinheiro público. É necessário comprar produtos e serviços de tecnologia de ponta, com valor justo e de empresa idônea.
E.TECH BRASIL – Quando as demais escolas devem receber esse mesmo projeto?
PARANHOS – Nós queremos chegar em todas as 118 escolas que temos na rede municipal de Cascavel. Isso se faz com determinação, planejamento para que possamos ter o recurso e garantir o ensinamento para as crianças. Nós queremos escolas de qualidade, tecnologia de ponta para todas as 31 mil crianças da rede pública municipal.
Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato conosco pelo telefone: (45) 98812 5247 e leve o Laboratório EduCAR para sua rede de ensino.