É durante a Educação Básica que o lúdico da criança está em construção, fase em que os alunos são muito curiosos e tudo é mágico para eles. Neste caso, as ferramentas digitais além de instigar os pequenos, contribuem para o desenvolvimento da imaginação.  

Antes mesmo de aprender a ler e a escrever a criança domina algumas ferramentas tecnológicas, inclusive, muitos pequenos são mais ágeis que nós adultos. Ignorar esse aspecto em sala de aula, é deixar de lado o contexto em que a criança está inserida. 

É fundamental que o professor busque atrelar o universo em que o aluno vive no processo educacional e começar essa inserção logo nos primeiros anos de vida é muito vantajoso. 

“As crianças trazem de casa essa demanda porque lá eles tem acesso, e na escola eles precisam ter esse contato também”, comenta a professora, Quesia de Oliveira, participante da formação em Robótica do Laboratório EduCAR.

O professor pode explorar o uso da tecnologia na Educação Básica de diversas formas, confira algumas.

1 – Gamificação: estimula o aluno de maneira lógica e divertida, algumas práticas contribuem para a motricidade e raciocínio lógico. 

2 – Explore a sonoridade: estimula a audição e o reconhecimento de sons e ritmos. 

3 – Utilize vídeos: a linguagem audiovisual enriquece a construção do conhecimento e pode ser utilizada em diversos momentos.

Os recursos tecnológicos devem ser vistos sob a visão de uma nova metodologia de ensino, que vem favorecer e dinamizar a educação, capaz de encantar os alunos e professores. 

O Laboratório EduCAR – Educação Criativa com Aplicação de Robótica, auxilia escolas de todo o Brasil para a implementação de uma educação com mais tecnologia. Entre em contato conosco pelo telefone: (45) 98812 5247 e conheça mais sobre as nossas soluções.

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