Você já parou para pensar nas evoluções profissionais que aconteceram ao longo desses anos? Diversas funções foram sendo criadas na medida em que a evolução acontecia. E hoje, a crianças que estão em idade escolar, possivelmente irão exercer cargos que nem sequer temos conhecimento ainda.
Com isso em mente, a educação deve acompanhar essas mudanças e preparar os alunos para o futuro. A abordagem STEAM é uma metodologia que vem ganhando destaque por fornecer aos alunos uma educação interdisciplinar e completa.
O que é STEAM?
A metodologia STEAM é uma abordagem de ensino que desenvolve aulas dinâmicas a fim de fornecer aos alunos uma educação mais completa e interdisciplinar.
“O termo STEAM pode aparecer de duas formas. STEM sem o “a” vem do inglês e significa: ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Quando incluímos o “a” temos o STEAM : ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”, explica o idealizador do Laboratório EduCAR, Valter Rodrigues Alves.
Ao integrar a STEAM as atividades desenvolvidas no ambiente escolar, o aluno desenvolve habilidades em áreas de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e colaboração.
“O objetivo é integrar em projetos e atividades práticas áreas do conhecimento e elementos associados a todos esses campos. Então, num mesmo projeto, o aluno vai ter a oportunidade de aprender algo relacionado à matemática, associado a um elemento da engenharia, aplicar sua criatividade desenvolvendo algo que que possa trabalhar competências de artes, usando ferramentas de tecnologia, por exemplo”, conta Valter.
Como funciona a metodologia STEAM?
A metodologia STEAM funciona por meio de desafios, onde o aluno é estimulado a participar ativamente na resolução do problema proposto pelo professor. O mais interessante é que o aluno não percebe que está sendo ensinado essas habilidades, mas sim que está construindo algo.
Ao adotar essa abordagem, o professor ajuda a equipar o aluno com as habilidades necessárias para ter sucesso na sua vida profissional, seja qual for a área escolhida.
A robótica educacional é uma área onde a metodologia STEAM é frequentemente utilizada, isso porque ela atua de forma interdisciplinar, ou seja, o aluno se envolve em projetos que o desafia a pensar em questões de engenharia, programação e matemática, enquanto também exploram conceitos artísticos.
Para ficar por dentro de todas as novidades e acompanhar nossos projetos em andamento, siga-nos em nossas redes sociais: é @laboratorio.educar no Instagram e no YouTube.